SEGURANÇA DE MARCAS E PATENTES
Direito marcário e concorrência desleal:
É o titular da marca ou patente quem deve tomar a iniciativa em caso de infração em potencial. Detectar as infrações potenciais ou reais e arguir o respectivo infrator é da responsabilidade exclusiva do titular da marca ou patente.
Na maioria dos casos, é enviada uma notificação amigável avisando sobre a existência da marca ou patente. Esse tipo de correspondência, com a implicação de que uma ação poderá ser proposta, muitas vezes leva à cessação da infração ou à celebração de um contrato de licenciamento.
Existem, entretanto, casos em que não seja possível se negociar uma solução que satisfaça a ambas as partes, a despeito de todas as tentativas. Durante a fase preliminar da ação por infração, as negociações ainda podem ser tentadas, frequentemente, por intermédio de um mediador ou de um árbitro.
Reputação da Marca - Imagem e Valor de Mercado
A reputação de uma marca é um dos principais atributos que podem influenciar o processo de compra por parte dos consumidores e tem ganhado um peso ainda maior com o poder de comunicação em massa das redes sociais. Com consumidores cada vez mais conscientes sobre o impacto gerado pela produção de produtos e serviços, aumenta também o nível de exigência sobre a responsabilidade e o papel das empresas na sociedade. Mas, qual é o caminho para se conseguir uma marca forte e valiosa num mercado altamente competitivo?
Segundo Sandya Coelho, colunista da Revista EXAME, cinco pilares devem ser observados e escalados pelas empresas sérias que desejam construir uma marca forte e de alto valor de mercado:
1. O trabalho de construção da reputação de uma empresa não acontece da noite para o dia. É um processo que começa com uma análise criteriosa do mercado em que está inserida, considerando suas ameaças e oportunidades, além da definição estratégica dos valores e missão da empresa, o que ela veio resolver no mercado e como pode contribuir com seu produto ou serviço para gerar maior valor.
2. Outro ponto bastante importante nesse início é definir qual será o posicionamento da empresa no mercado, como quer ser vista, e entender se essa imagem está em sinergia com o que a companhia é na realidade, se atende os requisitos que competem a esse posicionamento. Afinal, sua empresa passará a ser analisada e cobrada pela forma como você a comunica no mercado.
3. Para otimizar investimentos neste início, recorra às formas orgânicas de divulgação da sua empresa: redes sociais próprias, blog da empresa, canais de parceiros, divulgações para a imprensa por meio de estratégias de PR (Relações Públicas), ou até a participação em eventos como palestrante ou painelista.
4. Firme parcerias estratégicas com empresas relevantes nos setores que complementam o seu negócio e explore todo poder da marca do parceiro para posicionar de forma positiva a sua empresa.
5. Crie conteúdos relevantes e criativos e de forma consistente e frequente para posicionar sua marca nos seus canais próprios e de parceiros. Um dos grandes diferenciais de marcas que são lembradas é o poder que têm de criar conteúdos e estratégias criativas para posicionar seu negócio no mercado. No GetNinjas, por exemplo, ao longo desses anos fizemos algumas ações mais criativas e com baixo investimento que permitiram pautar a empresa na imprensa, mostrando os diferenciais do produto e posicionamento no mercado.
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